Mindfulness - Atenção Plena e Produtividade

Padraig O’Morain, autor Irlandês de diversos livros sobre Mindfulness, inicia o 10° Capítulo de seu livro “Atenção Plena Mindfulness”, livro este recomendado pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico, com a seguinte frase: “Se grandes empresas oferecem sessões de mindfulness para os empregados, podemos então afirmar que mindfulness faz bem para os negócios. Porém, os empregados apreciam a prática por fazer bem a eles, também.”

Na prática de Mindfulness, ou atenção plena, treinamos para enxergar a realidade exatamente como ela é. Segundo Jon Kabat-Zin, é a atenção plena de momento a momento, não julgadora. Kabat-Zin também afirma que o desafio da atenção plena é estar presente em sua experiência como ela é, ao invés de imediatamente intervirmos para modificá-la ou tentarmos obrigá-la a ser diferente.

 
Phil Dunphy Laughing GIF-downsized_large.gif
 

Mindfulness no Google

Nesta mesma linha está a empresa Google, que concede a seus engenheiros 20% de seu tempo para trabalharem em projetos que estão fora da alçada, de suas funções diárias. A partir desta incubadora interna de ideias, foi criado um sistema de inteligência emocional com base na Meditação, sendo este um dos programas de crescimento pessoal oferecidos pela empresa desde 2007.

Entre outros benefícios, participantes encontraram um novo sentido e satisfação em suas funções. No livro “Foco”, o psicólogo Daniel Goleman, ph.D., conta que este programa foi posteriormente avaliado por Philippe Goldin, psicólogo da universidade de Stanford, que relatou que os participantes afirmaram se tornarem mais capazes de utilizar estratégias de autorregulação - como redirecionar a atenção para aspectos menos perturbadores de situações delicadas.

 
Stressed The Big Bang Theory GIF-downsized_large.gif
 

O “Músculo da Atenção”

Goldin explica que os participantes estão promovendo a preparação do “músculo” da atenção, sendo capazes de escolher em qual aspecto da experiência devem focar. Sendo assim, são capazes também de empregar suas atenções quando e aonde realmente são necessárias.

Além de todos esses resultados palpáveis no cotidiano dos participantes, foi registrado também um aumento da preocupação empática pelos outros, assim como a capacidade de ouvir os demais melhor. Um é uma atitude, o outro é a habilidade em si. Ambos vitalmente importantes no ambiente de trabalho.

Em essência, mindfulness é algo universal, por se tratar de atenção e consciência. As habilidades desenvolvidas são resultados da prática de técnicas simples, mas que geram resultados benéficos perceptíveis, como a diminuição da dispersão, aumento de produtividade, diminuição do estresse e ansiedade, entre muitos outros. Além das práticas de meditação, a mescla de atividades rotineiras e exercícios simples é o que torna essa abordagem acessível, discreta e sem efeitos colaterais negativos.  

 
The Office Thank You GIF-downsized_large.gif
 

Workshop de Mindfulness

Neste sábado, 21/04, tem workshop de mindfulness by ELEVANTE SQUAD em Curitiba. Acompanhe pelo instagram, a gente vai mostrar tudo!

Mônica Sambudio, a rainha da atenção plena, oferece workshops em três formatos:

  • Para profissionais da área: capacitação completa, incluindo estudos de caso, para quem quer trabalhar com mindfulness.

  • Para todos: qualquer pessoa que tenha interesse em se beneficiar da prática no mindfulness na sua rotina, tendo experiência prévia com meditação ou não.

  • In Company: para empresas que desejam potencializar o foco e a resiliência das equipes, capacitando um facilitador para incluir a prática do mindfulness para o quadro de funcionários.


Se você quiser participar de um workshop na sua cidade ou na sua empresa, manda um e-mail pra gente. Nós avisamos quando houver uma nova turma, ou você pode juntar alguns dos seus colegas e solicitar um workshop só pra vocês. Que tal?

 
 
monicasambudio

Psicóloga hospitalar e clínica, Mônica atualmente foca na aplicação de Mindfulness para colaboradores de empresas, com o intuito de reduzir estresse, elevar a produtividade, o potencial criativo e o foco.