Ferramenta: Termômetro de Atributos

A essa altura, você já deve saber que nós somos grandes defensores de que toda marca precisa possuir uma personalidade única, descoberta através da análise de suas características, objetivos e públicos.

Como parte desse processo, o ELEVANTE utiliza uma ferramenta chamada de Termômetro de Atributos.

Qualé desse termômetro:

 
giphy.gif
 

Nele, os empreendedores, com facilitadores agindo normalmente como seus guias, têm a chance de estudar profundamente sua marca — esteja ela já viva ou nascendo através desse processo. Como o próprio nome diz, se trata realmente de um termômetro (sem novidades até aí), suas marcações numéricas indicando o quanto a marca se aproxima, ou se afasta, de cada característica indicada.

 

 
termometro.PNG
 

Os Atributos

De forma resumida, cada “dupla” de atributos indica em que direção a marca pende em seu comportamento, sua forma de se expressar e até mesmo causas que pretende defender. Estas características possuem interpretação bastante ampla, dando grande flexibilidade para que a ferramenta funcione em qualquer contexto ou empresa; basta que você considere, por exemplo, outras marcas que se encaixam nesse mesmo atributo.

Vamos visualizar uma possibilidade:

 
11 engraçado serio.PNG
 

Como você pode observar, os atributos representam pares que se anulam. Uma empresa pode ser engraçada, ela pode ser séria, ou ela pode estar, mais comumente, no espectro entre esses dois extremos.

O estudo está exatamente em analisar para que direção sua empresa vai, como pretende se comunicar e com que público ela está conversando, afinal, cada audiência requer uma mensagem criada especialmente para seus sentidos particulares.

Sendo assim, o termômetro ajuda os empreendedores a visualizarem de forma bastante palpável como será a personalidade do seu negócio. Afinal, se você começar a perceber incongruências em suas respostas, está na hora de talvez repensar ou aprofundar seus questionamentos sobre certas características apontadas.

Ou até mesmo sobre essa personalidade como um todo, baseado na possível efetividade dessas respostas em relação ao seu público desejado. Em outras palavras, públicos que querem mensagens divertidas e leves vão se sentir contrariados por mensagem sérias e pesadas. Públicos ativos não querem mensagens estagnadas, e assim por diante.

Para que você possa utilizar essa ferramenta na análise de sua própria marca ou empresa, vamos dar alguns exemplos de como funciona cada par de atributos do termômetro:


 

Feminino X Masculino

Pense em universo, não em orientação de gênero. Uma marca pode circular mais livremente no universo feminino ou masculino tanto visualmente, quanto em linguagem e comportamento.

1 fem masc.PNG
 
 
1 masc exemplo.PNG
 
 
1 fem exemplo.PNG

Antigo X Novo

Uma marca pode explorar a beleza do antigo, aquilo que demonstra uma certa proximidade com o passado. Também é possível flertar com a novidade, demonstrar como uma vantagem o fato de ser uma marca movida pelo que é contemporâneo.

 
 
2 antigo novo.PNG
 
 
2 antigo ex.PNG
2 novo ex.PNG

Refinado X Simples

Demonstrar requinte pode ser um diferencial, mas talvez a marca acredite que menos é mais. Pra qual lado você iria?

 
 
3 refinado simples.PNG
3 refinado ex.PNG
3 simples ref.PNG

Passivo X Ativo

Muitas vezes, temos a sensação de que a passividade é algo negativo, mas não é bem assim que funciona neste termômetro. Quem nunca consumiu uma marca com aquele ar blasè, meio indiferente? E isso pode carregar uma certa elegância. Já o ativo, é enérgico e demonstra visualmente o movimento e a ação. Estes atributos podem estar ligados também ao posicionamento: sua marca estimula atitudes/age ou é uma marca que dá total liberdade ao usuário?

 
 
4 passivo ativo.PNG
4 passivo ex.PNG
4 ativo ex.PNG

Animado X Tranquilo

Autoexplicativo. Vamos comparar ao seu grupo de amigos? Sempre tem aquele cara empolgado que topa todas e consegue convencer todo mundo a sair. Também tem aquele que tá sempre de boas, tudo na suavidade absoluta. Em que ponto sua marca se encaixa?

 
 
5 animado tranquilo.PNG
5 animado ex.PNG
5 tranquilo ex.PNG

Tradicional X Inovador

Pense que tudo que se tornou tradição, só se consagrou porque agrada e mantém a essência, enquanto o inovador expressa como diferencial o fato de estar sempre trazendo coisas novas. Visualmente, o tradicional tende para uma perspectiva familiar e acolhedora enquanto o inovador demonstra aquele gostinho de futuro.

 
 
6 tradicional inovador.PNG
6 tradicional ex.PNG
6 inovador ex.PNG

Comum X Inusitado

Não é porque é comum que é ruim. Na realidade, o comum tende a se aproximar da realidade das pessoas para criar maior identificação. O inusitado causa um certo estranhamento que atrai e faz as pessoas pensarem, e até talvez até comentarem a respeito.

7 comum inusitado.PNG
7 comum ex.PNG
7 inusitado ex.PNG

Barato X Caro

Não tem a ver com o preço que você cobra. É relacionado ao posicionamento, à argumentação e ao visual. Sua marca pode ser mais ligada ao barato, no sentido de compreender as limitações econômicas e trazer contrapartidas. Ou pode até não cobrar tão caro, mas se posicionar como algo exclusivo.

9 barato caro.PNG
9 barato ex.PNG
9 caro ex.PNG

Engraçado X Sério

Sua empresa precisa demonstrar credibilidade e seriedade? Ou ela prefere se posicionar de forma mais engraçadinha? Vale meme? Vale gíria?

11 engraçado serio.PNG
11 engraçado ex.PNG
11 serio ex.PNG

Leve X Pesado

Visualmente, fica bem óbvio né? Mas no sentido de comportamento, é bom pensar em formas de expressão. Ser incisivo, usar imperativo e abordar assuntos mais complexos são formas de ser mais pro pesado que pro leve. Uma marca leve acaba sendo mais delicada e graciosa do que definitiva em sua argumentação.

12 leve pesado.PNG
12 leve ex.PNG
12 pesado ex.PNG
 

Curtiu? Deu pra sacar mais sobre a personalidade do seu negócio, não deu? Precisando de uma mãozinha para usar estas e outras ferramentas, é só chamar a gente


O ELEVANTE está sempre esperando seu próximo desafio ;)