3 Lições do Airbnb Sobre Uma Experiência de Trabalho Incrível

Mais um texto que fala muito do que acreditamos. Empresas com um olhar para o futuro precisam realizar um trabalho constante e específico para manter a cultura organizacional consistente, o foco na inovação e uma boa experiência do funcionário. Neste contexto, conhecer algumas regras básicas é um bom começo e o Airbnb é um exclente exemplo a ser seguido. Com a permissão do futurista Jacob Morgan, traduzimos seu artigo para o portal Inc.com. Confira as dicas e se quiser saber mais sobre como trilhar este caminho, manda um olar aqui pra gente :)

 
Airbnb em Dublin 

Airbnb em Dublin 

 

Por Jacob Morgan
Autor e Futurista

Tradução: André Osna

Quase todo mundo que tenha feito o mínimo de viagens conhece o Airbnb. A empresa transformou como viajantes conseguem acomodações, interagem com novas culturas e visitam lugares ao redor do mundo. Mas indo além do modelo que o consumidor vê, a empresa também é líder em criar uma forte experiência de trabalho. Ao invés de seguir o modelo tradicional de negócio, o Airbnb criou mudança e empodera funcionários de todos os níveis, o que teve efeito gigantesco no sucesso da companhia, tanto monetária quanto culturalmente. Na realidade, o Airbnb foi ranqueado como sexta melhor empresa no Employee Experience Index. Este índice ranqueia e dá notas à 252 organizações ao redor do mundo em dezessete variáveis através de três ambientes: cultura, tecnologia e espaço físico de trabalho. Você pode ver este ranking aqui.

 
Office do Airbnb em São Francisco. "Belong Anywhere"

Office do Airbnb em São Francisco. "Belong Anywhere"

 

Você não precisa estar no negócio da hospitalidade global para aprender com o Airbnb; aqui estão três princípios da empresa sobre a criação de uma forte experiência de trabalho que levará sua empresa em direção do futuro.

  1. Envolva os funcionários. Funcionários que são envolvidos em qualquer aspecto da empresa tem mais propriedade, mas especialmente quando se tratam de coisas que afetam sua vida diária de trabalho.  A experiência dos funcionários do Airbnb inclui tudo desde onde o funcionário trabalha até o que comerá durante o dia. Com funcionários passando tanto tempo no trabalho, é vital saber suas opiniões e envolvê-los na criação da experiência que querem ter no trabalho. Uma força por trás da experiência de trabalho no Airbnb é que envolver os funcionários leva a um ambiente de trabalho melhor e aumenta a satisfação do cliente. Basicamente, funcionário engajado e feliz deixam mais fácil ter clientes engajados e felizes. O Airbnb considera constantemente o que seus funcionários precisam para triunfarem e obterem sucesso e conseguir seu feedback para criar a experiência necessária para este sucesso.
  2. Seja autêntico. A força por trás de tudo que o Airbnb faz é sua missão de criar um mundo ao qual todos sentem que pertencem. Ter um propósito ou missão tão grandes ajuda a motivar decisões e leva as pessoas na direção certa. De acordo com Mark Levy, o Global Head of Experience do Airbnb, uma experiência de trabalho verdadeiramente forte vem do topo e começa com a paixão e missão do time de liderança. Os fundadores e executivos criam a cultura e propósito, que então será alimentada a todos os outros aspectos da experience. Com um propósito forte, todos os funcionários conseguem ver porque o líder está fazendo o que está fazendo. Autenticidade ajuda a ter certeza que cada aspecto da experiência do funcionário está verdadeiramente focada no funcionário e ajuda a manter suas vidas pessoais e de trabalho balanceadas. A maioria dos funcionários do Airbnb querem trabalhar para a empresa porque eles amam a missão, o que significa que também são passionais sobre a experiência que vem dessa missão.
  3. Evolua continuamente. Ter uma experiência de trabalho motivada por propósito não significa que cada iniciativa será automaticamente bem sucedida. Ter uma ótima experiência de trabalho também é sobre evoluir e se adaptar para cada mudança nas necessidades dos funcionários. O Airbnb possui um espaço de trabalho único chamado “Belong Anywhere” (Pertença a Qualquer Lugar) onde funcionários não possuem mesas ou cadeiras, mas estações de pouso para carregar seus computadores e guardar seus pertences. Eles podem encontrar o local através da “cidade” escritório onde eles trabalham melhor em cada tarefa, seja um ambiente de biblioteca silenciosa, uma área mais movimentada que parece um aeroporto ou uma gigante mesa de cozinha para reuniões em grupo. Apesar da configuração ser extremamente bem sucedido agora, ele não funcionou bem de início e era um completo cada um por si. Após receber feedback de funcionários e examinarem o que houve de errado, os líderes descobriram que haviam construído uma cidade sem bairros e seus funcionários se sentiam perdidos e sobrecarregados. Ao fazer a pequena mudança de melhor definir as áreas e ajudar os funcionários a encontrar seus melhores ambientes de trabalho, as coisas estão muito mais suaves e funcionários estão muito mais felizes com sua situação de trabalho. Estar aberto a sugestões e ouvir feedbacks não acontece apenas na fase de criação--deve ser uma parte constante da experiência do funcionário.
 
Office do Airbnb em Tokio 

Office do Airbnb em Tokio 

 

Experiência do funcionário é uma característica de empresas que pensam para frente que se importam com seus funcionários e que querem prover os meios para seu sucesso. Enquanto a experiência exata vai parecer diferente para cada organização, empresas que conseguem seguir os princípios do Airbnb estarão no caminho para o sucesso.