Uma Equipe que Pensa pela sua Empresa

Recentemente, você leu aqui no Blog do Elevante sobre como encontrar as pessoas certas durante seus recrutamentos. Mas contratar bem não garante automaticamente pessoas motivadas e que capazes de quase instintivamente colaborar em prol dos objetivos da sua empresa.
Estamos chegando perto de algumas dores, certo?

Valores e normas já não são suficientes.

 
source-pixabay-com
 

Quando colaboradores conhecem e compreendem a cultura organizacional da empresa, passam a visualizar as direções corretas a se seguir para o sucesso da mesma. Porém, o alinhamento de uma boa (ou melhor ainda, excelente) equipe precisa ultrapassar o estabelecimento de bons hábitos. Não é mais sobre saber como se comportar e a quais regras dogmáticas seguir.

O que as empresas precisam é de pessoas que pensem crítica e inteligentemente a respeito das ações da organização, se possível procurando novos ângulos. Afinal, centralizar o desenvolvimento de melhorias e estratégias apenas em um pequeno grupo de gestores, nos dias de hoje, pode ser uma aposta perigosa.

As atitudes e raciocínios de um funcionário – independente de seu cargo - afetam um raio maior do que a empresa em si. Suas ações e ideias fazem parte daquilo que a empresa pode ser no futuro e da forma como ela é percebida pelos seus públicos.

Sua equipe estratégica.

 
source-stocksnap-io
 

Por isso, é necessário que o estímulo e o aprendizado sejam contínuos, culminando no entendimento da organização por parte de todos que, por sua vez, gera ideias inovadoras e possíveis melhorias.

Elaborar, executar e manter uma estratégia interna consistente passou a ser tão importante quanto posicionar sua marca e comunicá-la.
Algumas ações que favorecem esta manutenção:

  • Facilitações internas: diagnosticar um problema, estabelecer um objetivo e propor o desenvolvimento da solução para um grupo de colaboradores. Trazer um bom facilitador de fora para tornar isso possível é o mais indicado.
  • Palestras: um novo olhar sobre determinados assuntos pode fazer com que as cabeças fervilhem com novas possibilidades de alavancar sua empresa.
  • Imersões: uma proposta de convívio entre equipes em um ambiente menos formal propicia a integração entre os membros da empresa. Esta prática tem conquistado organizações por gerar progressos individuais que  melhoram o rendimento de cada colaborador, assim como conquistas em grupo que impactam diretamente os resultados da empresa.

Unify the Tribes

O ELEVANTE oferece o desenvolvimento de estratégia interna e elabora facilitações, palestras e imersões de acordo com os objetivos e política da sua empresa. Unify the Tribes é nosso serviço ideal para este fim, moldando-se a todos os portes e segmentos.

Se você deseja saber mais sobre inovação e melhorias contínuas, temos outra dica: no dia 19 de agosto, vai rolar participação confirmada do ELEVANTE em um dos maiores festivais de inovação e criatividade do sul do Brasil, o Black Sheep Project em Porto Alegre. Para saber mais e adquirir seu ingresso: http://blacksheepproject.com.br

Marilia Silveira