Valide a Demanda do seu Produto

Valide seu Produto e sua Empresa

Sempre que iniciamos novos negócios, seja pela primeira ou pela vigésima vez, precisamos nos questionar com sinceridade a respeito duas grandes perguntas:

  • Meu produto é necessário?
  • Existe público o bastante para gerar sua demanda?

As respostas, devidamente embasadas e estudadas, para essas perguntas serão peça chave para o sucesso ou fracasso de sua empresa.

Se analisarmos o mercado, tanto atual quanto passado e até mesmo previsões futuras, podemos facilmente concluir que produtos que não sanam problemas raramente se tornam grandes sucessos. Sim, podemos pensar em casos bem sucedidos conquistados em cima de produtos chamados de “de vaidade”, porém, é bastante claro que estas se tratam de exceções à regra.

Outro ponto a ser levado em consideração sobre este assunto é seu capital inicial. Em casos como startups e empresas que desbravam novos mercados, muitas vezes não nos encontramos em águas calmas por muitos e muitos meses, logo, possuir demanda desde o início pode ser crucial para estes empreendimentos.

Como Validar sua Ideia

  • Consulte seus Veteranos

Um excelente começo para sua validação é submeter sua ideia ou produto a perguntas de profissionais e empresários que você respeita, assim como pessoas que já trilharam o caminho que você pretende encarar, identificando suas dificuldades, surpresas e desafios antes mesmo delas surgirem.

Seu mercado é estável? Sua demanda é sazonal? Seus parceiros são confiáveis?

Certas precauções em diversos empreendimentos e áreas de atuação são necessárias para que você sobreviva, e idealmente prospere, principalmente em seus primeiros anos.

advice.jpg
  •  Consulte a Internet a.k.a. Google Knows All

Aqui vem um pequeno lembrete, tanto útil quanto assustador: o Google sabe de tudo. Sendo assim, ele é o melhor lugar para descobrir se seu produto ou solução está sendo discutido, se pessoas buscam ou pedem por algo que sua empresa pretende prover e, resumidamente, se há buzz ou ao menos interesse popular, e onde ele está concentrado, a respeito do que você pretende ofertar.

Um bom ponto de partida para esta pesquisa é a ferramenta Google Trends. Nela, você pode encontrar diversas informações a respeito de pesquisas ligadas direta e indiretamente à sua empresa ou seu mercado de atuação, melhor compreendendo como o consumidor busca suas soluções, aonde e com que frequência.

 
 
  •  Siga os Insatisfeitos

Outra forma bastante significativa de conhecer e analisar seu mercado é encontrando clusters, ou concentrações, de pessoas insatisfeitas com as atuais soluções ou produtos ofertados.

Isso lhe permite um mergulho nas fraquezas e erros de seus possíveis futuros competidores, permitindo que você melhor se adapte para agradar um excelente mercado: consumidores que já desejam ou utilizam soluções em sua área de atuação, mas que desejam novas e melhores opções. Para isso, fóruns e redes sociais são um prato cheio, afinal, consumidores insatisfeitos podem ser bastante vocais sobre o assunto.

Comece na Frente

Após compreender e validar sua demanda, é chegada a hora de começar a planejar efetivamente sua entrada no mercado.

Mas qual será a cara de sua empresa? Como ela conversará com seus clientes, com o mercado e com o restante do mundo? Quais serão e como funcionarão seus processos internos?

Para estas e muitas outras questões necessárias para seu negócio, o ELEVANTE está aqui para ajudar. Mande perguntas, converse com a gente sobre seus projetos e vamos, juntos, encontrar novas e eficientes maneiras de colocarmos sua empresa na frente da competição e a manter em constante evolução!